Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LEITURA ORANTE DA PALAVRA

A Igreja se alimenta da Palavra de Deus que se encontra na Sagrada Escritura e que encontramos também na vida, na realidade. Deus fala nas coisas que acontecem e quem não procura entender as coisas da vida, os acontecimentos, a realidade atual, não pode entender a Bíblia, nem ouvir a Palavra que Deus quer dizer para nós. A Palavra de Deus, amplamente, abundantemente revelada, é o principal conteúdo da fé.
A revelação do Plano de Deus que descobrimos na Bíblia tem a ver com nossa missão batismal. A educação permanente da fé está ancorada na palavra de Deus que descobrimos na Bíblia. A leitura da Bíblia nos faz compreender que a história da salvação que Deus faz conosco, se revela na história da humanidade; a história do povo da bíblia nos ajuda a descobrir caminhos para nos organizarmos e nos tornarmos hoje povo de Deus.
Ao iniciar a Leitura Orante da Bíblia você vai ler a Palavra de Deus para escutar o que Deus lhe tem a dizer, para conhecer a Sua Vontade e viver melhor o Evangelho de Jesus Cristo.

1º Passo - LEITURA

Antes de tudo, você deve se perguntar:
"O que texto diz em si?"
Ler e reler o texto fazendo emergir os elementos, estar atento aos verbos, pois eles indicam ação; estar atento às idéias principais do texto, prestar atenção em cada palavra, nas imagens, nos personagens.
2º Passo - MEDITAÇÃO
Como Maria, rumine o que escutou (Lc 2,19.51), e assim descobrirá que "a Palavra de Deus está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática" ( Dt 30,14). Você também deve ter sempre a preocupação de se perguntar: "O que o texto diz para mim, para nós?"

3º Passo - ORAÇÃO É a hora da prece, o momento de vigiar em orações, poderá ser um louvor, agradecimento, pedido de perdão, intercessão.... Até agora, Deus falou para você; chegou a hora de você responder a Ele. "O que o texto me faz dizer a Deus?"
4º Passo - CONTEMPLAÇÃO
Voltamos os afazeres da vida com um novo olhar sobre Deus e sobre os acontecimentos, com a determinação de dar o primeiro passo na construção da unidade e da paz. A pergunta é: O que vejo melhor e vou fazer a partir de agora?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos parte de algo maior que nós



“Anda, quero lhe dizer um segredo...
... vem que tá na hora de arrumar
Vamos precisar de você... Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois”.
Para melhor juntar as nossas forças, o Serviço de Animação Vocacional – SAV convida você a participar do ENCONTRO EM PREPARAÇÃO AO 3º CONGRESSOVOCACIONAL DO BRASIL. COM O TEMA: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A SERVIÇO DAS VOCAÇÕES. E O LEMA: “IDE, POIS, FAZER DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES”

Datas: 05 de junho (sábado) das 14h às 17h
06 (domingo) das 8h30 às 12h
Assessora: Irmã Gervis Monteiro, fsp
Público Alvo: animadores vocacionais, coordenadores
de pastorais e movimentos e pessoas interessadas no tema
Local: Hospital Madre Tereza
Irmãs: Pequenas Missionárias de Maria Imaculada
Av. Raja Gabália, 1002
Contatos: Ir. Ilanyr – 3334-8673
Frei Alexandre – 3375-2133


Pede-se a gentileza de confirmar a presença com Ir. Ilanyr ou Frei Alexandre, até o dia 30 de maio de 2010 ou pelo e-mail: savrense@gmail.com